"Escola Renovável, Nós desenhamos o Futuro":

-->Para quem não me conhece, o que é o caso dos muitos visitantes, eu frequento um curso de energias renováveis. Nesse âmbito vou fazer o artigo seguinte sobre uma visita à central fotovoltaica de Valadas. Esta central, situada na região centro, Ferreira do Zêzere, mais propriamente e como já indicado Valadas. Venha conhecer no artigo completo!
Este parque solar, ou central fotovoltaica esta situado numa quinta, num condomínio fechado e privado. Não foram referias informações acerca dos proprietários, apenas tivemos direito a uma visita guiada com um técnico que estava a cargo da manutenção dos painéis solares.
Este pequeno investimento em painéis solares, começou com a ideia que produzir energia para tornar a quinta auto-suficiente, gastar apenas a energia produzida pelos painéis. O objectivo foi alcançado e em 2006 já estavam instalados 100 KWp, com uma produção de 135 154 KWh/ano, reduzindo assim 100 toneladas/ano de emissões de CO2.
No futuro os mesmos têm a meta de alcançar 360 KWp, produzindo assim 486 555 KWh/ano, evitando mais de 360 toneladas/ano de CO2, com uma valorização energética de ~151€ por ano.
Os painéis desta central utilizam a tecnologia de Silício amorfo, que segundo eles será a mais rentável e produtiva, pois em tempos de céu encoberto continua a sua produção, ao contrario das outras duas tecnologias hoje também utilizadas. A desvantagem destes painéis e uma menor produção de energia em alturas de sol em relação aos Poli-cristalinos e Mono-cristalinos, mas segundo eles o menor custo dos amorfos e a produção com céu encoberto compensa a menor produção em alturas de sol descoberto.
De destacar que esta quinta faz parte de um conjunto de muitas já espalhadas por Portugal, com empresas já de produção de painéis solares, a
SolarPlus. De destacar a grande iniciativa dos produtores deste projecto, os meus mais sinceros parabéns.

fonte:
http://globpt.com/index.php/2008/04/16/central-fotovoltaica-de-valadas/